Abordagem integral da vida


Estabelecimentos de saúde não podem atuar simplesmente desempenhando técnicas, mas observar que são um espaço de vida, frequentado por seres humanos. Constituem-se locais de relacionamentos, com o objetivo de cuidados às demandas diversas que englobam os aspectos de saúde das pessoas .

Sendo assim, é preciso buscar um equilíbrio entre os conceitos positivo (preservação) e negativo de saúde (adoecimento), entendendo seu caráter multidimensional que envolve uma variedade de características, que vão desde a fatores relacionados à integridade e ao bem-estar, bem como os fatores contributivos para o desencadeamento das doenças. De acordo com a constituição da Organização Mundial de Saúde (1948) “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. 

De acordo com essa perspectiva, a abordagem multiprofissional torna-se mais adequada à manutenção de um estado de saúde mais favorável para o indivíduo. Vale ressaltar a participação do paciente sobre o seu estado de saúde, mudando de uma condição passiva para o de participante ativo do seu próprio estilo de vida mais saudável, uma vez que o ser humano está sempre passando por constantes transformações: biológicas, o somáticas, psicológicas, relacionais, sociais, e espirituais.

Dentro desse contexto, o incentivo a um estilo de vida com práticas positivas têm sido amplamente associadas à melhora das condições de saúde (alimentação saudável; peso equilibrado; uso moderado de álcool; exercícios físicos; sono ideal; e controle do estresse). 

Para cooperar com o processo de saúde positivo, os fisioterapeutas têm se dedicado a amenizar os desconfortos, dores, desajustes corporais;  melhorando a capacidade funcional e a qualidade de vida das pessoas. O embasamento científico fisioterapêutico conta com evidências crescentes a respeito dos fatores que influenciam a preservação da saúde, educação em saúde e estilo de vida.

A fisioterapia é a principal profissão que aborda especialmente intervenções conservadoras (não farmacológicas/não cirúrgicas) para otimizar a saúde, a capacidade funcional e o bem-estar. A prática adota desde um nível de análise tecidual e intervenção corporal, para níveis de atenção a fatores e participação modulados pelo ambiente e características pessoais. Como característica intrínseca da profissão, os fisioterapeutas desenvolvem sua capacidade didática aos pacientes há muito tempo, tendo como foco o exercício terapêutico e  a restauração do movimento. No entanto, ganhos funcionais podem ser aumentados também com orientações sobre estilo de vida saudável, combate ao sedentarismo e vida ativa. A educação do paciente garante competências de autoeficácia dirigidas a sua saúde corporal, associadas a estratégias de mudança de estilo de vida e acompanhamento da adesão dos pacientes a essas mudanças em geral, não apenas a medicamentos e atividade/exercício. 

Sendo assim, a abordagem da vida integral compreende cuidados emocionais, nutricionais, saúde do trabalhador, lazer, atividades (físicas/funcionais), repouso, relaxamento, entre outros. Nesse processo, de evolução constante e busca pelo equilíbrio o fisioterapeuta costuma oferecer boas recomendações, como por exemplo  no sentido de que precisamos tomar medidas para incorporar uma quantidade de atividades físicas à nossa vida, mas também é importante reservar um tempo para o descanso. Cada um de nós, precisa encontrar o seu próprio jeito de se desligar; quando parar de trabalhar não levar para casa os problemas do trabalho,e é infinitamente preferível fazer pilates e  meditação, do ponto de vista da saúde , do que passar o inicio da noite em um bar. A sua saúde, de um modo geral, também é afetada pela qualidade do seu sono, de modo que você deve fazer o possível para torná-lo profundo e revigorante. Um colchão e travesseiros de boa qualidade, um quarto fresco e pouco iluminado, sem distrações (como luzes piscantes de computadores ou celulares) ajudarão bastante. As dores podem afetar o seu sono, é possivel fazer alguns ajustes para melhorar o posicionamento do corpo ao dormir e encontrar mais conforto para descansar. Além disso, os exercícios realizados de maneira adequada ajudam a  prevenir dores, melhorar a qualidade do sono e por extensão a sua vida.